Ajuda - Financeiro

Como funciona o módulo financeiro?

Neste texto explicaremos os conceitos utilizados no módulo financeiro e como ele funciona.

Como todo módulo financeiro o sistema se baseia em ‘Contas a Receber’ (crédito) e ‘Contas a Pagar’ (débito), toda vez que uma conta for cadastrada você irá vincular ela a um ‘Caixa’, uma ‘Categoria’ e um ‘Departamento’, isso possibilitará gerar relatórios de gestão que facilitarão na tomada de decisões.

Uma ‘Conta a Receber’ ao ser quitada aumentará automaticamente o saldo do caixa ao qual ela está vinculada, no caso da ‘Conta a Pagar’ o saldo do caixa é debitado.

O sistema trabalha com duas datas para cada conta a receber e a pagar, a data de vencimento e a data de pagamento.

Disponibilizamos os relatórios de movimentações, gráfico, balancete, contábil mensal e fluxo de caixa.

Não sabe o que é um caixa, categoria, departamento ou contas a receber e a pagar, confira abaixo:

Caixa: locais aonde você armazena o dinheiro, pode ser uma conta bancária, uma aplicação ou um cofre físico na secretaria ou até mesmo com algum membro da diretoria. O sistema permite você cadastrar quantos caixas possibilitando assim você se organizar da melhor maneira possível.

Categorias do financeiro: seria o plano de contas ou centro de custos e receitas. O sistema permite você cadastrar quantas categorias forem necessárias para você fazer a melhor gestão financeira possível. O exemplo abaixo ilustra como seria um plano de contas que você pode estruturar no sistema:

• Receitas

• Mensalidades

• Eventos

• Cursos

• Despesas

• Aluguel

• Manutenção

• Água

• Luz

• Limpeza

• Funcionários

Contas a receber: são os valores que estão entrando no caixa da associação, como: mensalidades, taxas, aluguel para eventos etc. Aqui você coloca a descrição do que se trata, o valor, data de vencimento e vincula a qual caixa, categoria e departamento o lançamento está ligado.Departamentos: nível de divisão de receitas e despesas que o sistema possibilita você fazer para melhorar o seu controle, pode cadastrar quantos departamentos forem necessários.

Contas a pagar: são os valores que estão saindo do caixa da associação, como: água, taxas, luz etc. Aqui você coloca a descrição do que se trata, o valor, data de vencimento e vincula a qual caixa, categoria e departamento o lançamento está ligado.