Ajuda - Financeiro

Como gerar as cobranças automaticamente para os associados?

Existe mais de uma forma de gerar cobranças automáticas para os associados, vamos ver cada uma em tópicos depois de alguns passos importantes.

1) Categoria

Para que o sistema saiba o tipo de pagamento, valor e quantidade de parcelas que serão lançadas em certa periodicidade (semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual), torna-se necessário configurar as categorias de sócios.

1.1 Primeiramente indo no Módulo Associado > Categorias.

1.2 Acessando a categoria desejada você consegue configurar as formas de pagamento.

OBS: Ao escolher a periodicidade, preencha o número de parcelas de acordo. Mensal = 1 parcela / Anual = 12 parcelas. Se for avista, 1 parcela apenas, independente da periodicidade.

2) Autorizar geração automática

Ao finalizar os cadastrados das formas de pagamento para a categoria, dentro do cadastro do sócio você poderá habilitar a geração de cobrança automática, assim o sistema irá pegar automaticamente a forma de pagamento configurada na categoria do sócio quanto gerar.

2.1 Basta selecionar a opção sim na opção “Geração e cobrança automática”.

OBS: Os passos abaixo são direcionados a como de fato, fazer o sistema gerar automaticamente. Se seu sistema não possui os campos informados no tutorial, contate o suporte para que ativem as permissões de uso.

3) Geração de sócio em sócio

A primeira forma, é gerando individualmente para cada sócio.

3.1 Identifique o botão ‘Gerar Cobrança’ dentro do cadastro do sócio, que localiza-se no mesmo tópico da permissão para gerar automaticamente informada acima.

3.2 Ao clicar nesse botão, poderá selecionar o dia das datas de vencimento das parcelas que serão captadas da categoria que o sócio pertence.

3.3 Ao confirmar a geração clicando em ‘Gerar Cobranças’ novamente, a(s) parcela(s) estarão dentro da situação financeira do sócio.

4) Geração automática em massa (por categoria)

Há também, uma forma de gerar todas as contas a receber programadas nas categorias para todos os sócios inclusos nelas.

4.1 Para isso, acesse Módulo Associados > Ações em Lote > Cobranças.

4.2 Clique no botão ‘Geração por Categorias’.

4.3 Selecione nos filtros as categorias e sócios que deseja gerar.

OBS: Certifique-se de que esses já não tem contas a receber lançadas, pois os novos sócios (PÚBLICOS) que se cadastram depois da configuração da categoria, já possuem os lançamentos automáticos e lançar novamente geraria duplicações.

4.4 Selecione a data de vencimento geral e clique novamente em ‘Gerar Cobranças’.

Processo finalizado, cheque a situação financeira dos sócios.

5) O que são as datas que aparecem no cadastro do sócio, relacionadas a geração automática?

Essas datas são as programações do sistema.

• Primeiro campo: Data ultima cobrança;
  • Segundo campo: Data próxima geração;
    – Se for Anual
    data da primeira cobrança – 15 dias + 1 ano
    – Se for mensal
    data da ultima cobrança e data da primeira são iguais, então a data de geração vai ser a data da primeira cobrança + 15 dias (data primeira cobrança=data de vencimento do mês anterior);
    OBS: O vencimento será 15 dias depois do que estiver no campo de data de geração.
  • Terceiro campo: Data primeira cobrança;

Importante: As contas a receber serão lançadas, mas se a forma de pagamento for BOLETO, eles não serão gerados. Isso é um processo a parte que pode ser feito conforme o tutorial abaixo.

Como gerar boletos em massa?

Como gerar um Boleto?