Categorias
Sem categoria

Os diferentes tipos de Associação

Vamos listar os 5 tipos de Associação de acordo com as suas finalidades e objetivos. Fundamentadas em cima de causas filantrópicas, sociais, econômicas, políticas ou empresariais, as Associações possuem características que são particulares a elas somente. Para que a distinção se dê de forma mais fluida, organizamos em tópicos alguns dos diferentes tipos de Associação. Veja só!

Associações culturais, desportivas e sociais

Esta é, talvez, uma das classificações mais comuns encontradas na web. Uma breve pesquisa feita por intermédio das ferramentas de busca nos agracia com milhares de resultados do tipo “Clube recreativo e cultural 7 de setembro” e “Navemar grêmio esportivo de praia e campo”, voltadas à práticas desportivas.

No mesmo grupo entram as Associações culturais e sociais, cujos objetivos estão relacionados à promoção de assuntos voltados à arte e à comunidade como um todo, trazendo à tona para discussão assuntos de vital importância para um convivo interpessoal pleno.

Associações de produtores rurais

Não obstante do conceito de associativismo, as Associações de produtores rurais buscam somar forças entre produtores, artesãos e pequenos proprietários rurais. O objetivo é ampliar vozes, fazer com que as reivindicações desses trabalhadores sejam ouvidas pela prefeitura de seus respectivos municípios.

Ademais, esse tipo de agremiação também confere aos produtores rurais a chance de obter insumos e equipamentos por preços bastante reduzidos, além do uso coletivo de maquinários de grande porte, como tratores e ceifadeiras.

Associações de classe

As Associações de classe dizem respeito àquelas Instituições voltadas à determinada classe profissional e/ou empresarial. Estas intervêm pelos seus associados quando o assunto é a capacitação profissional e auxílio didático quanto aos direitos do trabalhador.

A construção de um debate com amplitude pública em defesa dos interesses da classe é uma característica intrínseca a esse tipo de Instituição e sua relevância é indiscutível.

Associações filantrópicas e em defesa da vida

filantropia é sinônimo de caridade e pode ser percebida em atos de generosidade para com outrem. Tais Associações possuem como caráter fundamental o amparo social, a valorização da vida e proteção do meio ambiente.

Associações de consumidores

Basicamente, esse tipo de Associação busca proteger direitos e interesses vindos de consumidores, sendo conferido a elas o direito de representarem os consumidores nos processos de consulta e em auditorias públicas, além de outras licenças legislativas.

Conteúdo extra

O leque é bastante amplo e não se ver representado aqui não lhe impede de seguir em frente com sua iniciativa. Tenha em mente, contudo, que estudar o mercado é fundamental para o bem-estar de qualquer negócio, possua ele fins lucrativos ou não.


O que achou do conteúdo? Utilize a seção de comentários para nos dar um feedback.

Aproveite também para solicitar um teste gratuito! O Clubes Associados consiste em uma plataforma para aproximar as pessoas das associações por meio da tecnologia.

Conheça agora mesmo →

Continue lendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *