Categorias
Sem categoria

Como utilizar meu site institucional e por que ter um?

Você já possui um site institucional? Muitas pessoas acreditam que não precisam mais criar um site, visto que as redes sociais abrigam muitos usuários. Dessa forma, eles pensam que é mais saudável concentrar todas as forças lá.

Porém, isso está longe de ser verdadeiro. Os sites institucionais ainda são muito importantes para as associações.

Além de manter um canal de contato duradouro com todos os associados (inclusive com aqueles que não possuem redes sociais), é uma poderosa ferramenta para aumentar o número de associados.

As principais características de um site institucional desenvolvido pelo Clubes Associados Software

Um site institucional de sucesso é aquele que foi feito sob medida para suprir as necessidades da sua associação, dos associados e dos principais interessados. Sendo assim, é uma ferramenta importante de comunicação da associação com o público.

As principais características são:

  • informações atualizadas;
  • páginas rápidas e objetivas;
  • otimização para uso em dispositivos móveis;
  • criação de conteúdo relevante;
  • disponibilização de serviços on-line (área do sócio e associe-se);
  • visual limpo e conta apenas com as informações necessárias para os associados.

Todos os pontos destacados são importantes para que as páginas sejam rápidasrelevantes e, por consequência, esteja nas primeiras posições de buscadores como o Google.

5 motivos para ter um site institucional da sua associação

1. Fortalece a imagem da associação

A imagem da associação fica mais forte quando está presente nos principais canais disponíveis. Quando falamos de presença digital, a importância é ainda maior.
Uma pesquisa revelou que mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Isso significa que as suas ações on-line podem alcançar metade da população do país.
Sendo assim, um número muito maior de pessoas estará disponível para ver os seus conteúdos e passíveis a se interessar ao que você pode oferece-las.

2. Passa credibilidade

Se a sua associação deseja se mostrar “antenada” e mais próxima do associado, você deve estar representado on-line.
Quando um usuário procura pelo site de determinada associação, entre outras coisas, deseja saber como ela interage com as novidades do mundo on-line e acessar mais informações que possam lhe auxiliar.
Sendo assim, quando uma instituição não possui uma página na internet, ela já começou atrás dos seus concorrentes.
O motivo é simples: as associações que não possuem uma página oficial são vistos como ultrapassados e que não possuem tecnologia suficiente para atender aos associados.

3. Disponibiliza informações importantes

Outra vantagem importante é ter disponível um local em que os associados possam consultar informações importantes, atualizadas e confiáveis sobre a associação.
Além de dados comuns — como dias de funcionamento e horário de abertura e de fechamento —, é interessante divulgar a relação de atividades e comunicados oficiais.
Nos casos de associações que atendam presencialmente, se os associados conseguem resolver os seus problemas em casa, terão menos motivos para saírem de casa.
As vantagens são várias! Além de melhorar a eficiência da equipe, você deixará o seu associado mais satisfeito.

4. Atrai pessoas interessadas

Em vez de simplesmente postar conteúdo relacionado aos seus produtos ou à sua instituição, o seu site pode abordar as questões que são mais importantes para o seu público.
Pensando naquilo que os associados mais temem e precisam saber, você fará com que eles tenham um contato próximo com a sua associação.
As páginas institucionais podem ser bons destinos para campanhas pagas. Se a sua associação realiza eventos ou promoções específicas, é interessante utilizar links patrocinados como Google AdWords ou Facebook Ads para divulgá-las.

5. Aumento o número de associados

Por fim, caso o seu site seja bem criado e alimentado, você poderá esperar por crescimento no número de associados.
O 1º motivo para isso está na maior visibilidade que a sua associação terá no ambiente virtual.
Porém, isso não é tudo. Como vimos, a produção de conteúdo relevante é uma boa arma para que as suas páginas estejam entre as primeiras colocadas no Google.

Quer ter um site institucional para seu clube ou associação ? Conheça o Clubes Associados Software e veja essa e outras funcionalidades.

Falar com um especialista →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *