Categorias
Sem categoria

Como criar uma associação ?

As associações são uma maneira de formalizar o cooperativismo entre pessoas ou empresas. Ela surge com o propósito de buscar interesses em comum de uma forma mais fácil e organizada.

Mas como procedemos para a criação e formalização de uma associação de forma legal ?

Etapa 1: Sensibilização

Antes de começar o processo é importante buscar o máximo de informações possíveis sobre processos, burocracia, legislação e levantamento de custos de viabilidade e estrutura necessária. Tendo isso em acordo serão preciso pelo menos 10 pessoas para dar início a associação.

Etapa 2: Constituição

Para dar início a constituição o primeiro passo é a realização de uma Assembleia de Constituição que é realizada no ato de constituição da associação na presença de todos os associados. Nesta assembleia devem ser definidos nome, sede, entre outros.

Precisam ser aprovados também estatuto social e representantes da direção (Conselho de administração, Diretoria e Conselho Fiscal).

Após esta etapa é necessário enviar a documentação para registro em cartórios de pessoas jurídicas. Após esse procedimento deve-se providenciar o CNPJ junto a Receita Federal para posteriormente realizar transações financeiras, firmar contrato e convênios e contratação de pessoal.

Lista de documentos necessários para registrar uma associação:

  • Ata de fundação;
  • Duas vias do estatuto;
  • A relação dos associados fundadores e dos membros da diretoria eleita;
  • Ofício encaminhado ao cartório.

Etapa 3: Pré-operacional

Fase de estruturação. Fase onde será definido local da sede, aquisição de móveis e equipamentos, abertura de conta bancária, contratação de funcionários, entre outros.

Etapa 4: Operacional

É a etapa onde se iniciam as atividades da associação. A associação é como uma empresa, precisa estar bem administrada de forma eficiente e comprometida com os propósitos de sua criação.

Começar de forma organizada é essencial para que o andamento das atividades da associação possam ir de encontro com os seus principais objetivos. Um sistema de gestão mesmo na etapa inicial da associação terá um investimento baixo e trará transparência e integridade das informações e processos que permeiam a sociedade.

O Clubes Associados Software é um sistema completo para gestão de clubes e associações que vai auxiliar na organização e crescimento. Conheça o software e comece a sua associação de forma organizada e eficiente.

Falar com um especialista →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *