Categorias
Sem categoria

11 Dicas para membros das diretorias de clubes e associações melhorarem a gestão do tempo

Quando fizemos parte da diretoria de algum clube ou associação estamos firmando um compromisso com os associados desta instituição de que vamos comandar e organizar da melhor forma possível a gestão da instituição ao qual eles participam.

Os integrantes de uma diretoria são praticamente voluntários dentro de um clube ou associação e na maioria das vezes se desdobram para conseguir conciliar o seu trabalho e afazeres efetivos do dia-a-dia com as situações da associação que exigem atenção e tomadas de decisão.

Uma gestão do tempo é essencial para que possamos fazer a administração das tarefas de uma associação. Então vai aqui 11 dicas de como podemos melhorar esse processo.

1 – Estudar sobre o clube ou associação

Conhecer as regras, história e os líderes, saber como o clube ou associação é organizado e ler o estatuto faz com que você tenha uma gama de informações importantes que irão te auxiliar na tomada de decisões, ou seja, permitirá a você tomar decisões com maior rapidez e eficiência.

2 – Escolha bons colaboradores

Com certeza precisará de ajuda de outras pessoas para administrar, então, tenha muita atenção ao escolher quem trabalhará ao seu lado, pois poderá fazer toda a diferença.

3 – Defina objetivos da sua gestão

Definir o quanto antes os objetivos da sua gestão não deixará que você fique sem rumo, sem saber o que fazer e consequentemente gastando seu tempo em coisas que talvez não tenham tanta importância para o bom andamento das atividades do clube ou associação.

4 – Elabore um cronograma

Organize suas atividades de maneira cronológica, defina previamente as datas: reuniões, assembleias e demais eventos. Partindo destas primeiras definições  as demais serão mais fáceis.

5 – Programe reuniões

O presidente não deve e não pode dirigir sozinho, os demais membros da diretorias e colaboradores devem estar tão engajados quanto o presidente, as reuniões possibilitam que todos estejam alinhados e em busca dos mesmos objetivos.

6 – Organize sua vida pessoal

Fazer parte da diretoria é um cargo de destaque perante a sociedade, será convidado para eventos e a própria administração do clube ou associação te tomará um bom tempo pessoal, programa-se para ter o mínimo de prejuízo no seu convívio profissional e familiar.

7 – Dividir as atividades

É de extrema importância a participação de todos: diretoria, colaboradores e associados. Compete ao líder motiva-los e promover esta participação. Tente definir missões específicas para cada membro especialmente aos associados.

8 – Incentivar

Nunca deixe de incentivar seus companheiros, principalmente com trabalho, o principal motivo que faz com que pessoas abandonem o clube ou associação é a falta  de atividades, não deixe isso acontecer.

9 – Previna-se

Tenha sempre preparado um plano emergencial para cobrir possíveis falhas pessoais. Quando algo der errado pouco importa o quanto você tenha se esforçado, a responsabilidade sobre uma falha cairá sobre seus ombros, tome cuidado.

10 – Evite desentendimentos

Você deve ter pulso firme, tomar decisões que não agradam a todos mas tudo isso faz parte do dia-a-dia da diretoria de um clube ou associação, tente ser o mais democrático possível, evite discussões e desentendimentos, isso não fará bem para você e nem para a entidade.

11 – Seja perseverante e compreensivo

Não desanime, seja flexível, pois estará liderando um grupo de voluntários e não poderá recrimina-los ou exclui-los se falharem em suas responsabilidades, este pensamento deverá nortear suas atividades no clube ou associação pois lhe serão poupadas muitas horas de angustia e de aborrecimento.

Pensamentos

“A multidão seguirá o líder que marchar vinte passos à frente, mas se ele estiver mil passos à frente, a multidão o perderá de vista e deixará de segui-la”.

“O presidente não é o clube, mas o clube é a própria imagem do seu presidente”

Quer saber como ganhar tempo e melhorar ainda mais a gestão das atividades dentro de um clube ou associação?

O Clubes Associados Software é um sistema completo para gestão de clubes e associações que vai auxiliar e facilitar a organização das atividades e ser um aliado para tomadas de decisões por parte da diretoria.

Falar com um especialista →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *