Categorias
Sem categoria

10 dicas para organizar o fluxo de caixa do clube ou associação

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que registra as entradas e as saídas de valores de um clube ou associação em um determinado período de tempo. Todas as movimentações financeiras deste período devem ser representadas no fluxo de caixa.

Conheça aqui algumas dicas que podem te auxiliar nesta tarefa que muitas vezes causam insegurança e dor de cabeça para colaboradores e gestores de clubes e associações.

1 – Determine um período para o seu fluxo de caixa

Você pode controlar o fluxo de caixa por dia, semana, quinzena ou mês. Não escolha um período muito longo, senão você corre mais risco de perder o controle do seu fluxo.

2 – Defina uma maneira de identificar receitas e despesas

Você pode diferenciar receitas e despesas por cores e/ou por um sinal de subtração em frente ao valor. O importante é que seja fácil identificá-las no fluxo de caixa.

3 – Identifique movimentações financeiras periódicas

Separe as receitas e despesas que são periódicas daquelas que não são. Assim, você pode registrá-las nos fluxos de caixa de períodos futuros e fazer previsões de pagamentos ou recebimentos.

4 – Registre as contas a pagar

Despesas mensais como aluguel, contabilidade, internet, pagamentos parcelados ou taxas anuais podem ser registrados como contas a pagar nos próximos meses. Assim, você terá o saldo atual consolidado do seu caixa e o saldo futuro provisionado.

5 – Registre as contas a receber

Se você vender serviços ou produtos de forma parcelada ou com prazo para o pagamento, faça os lançamentos das contas a receber para os próximos meses. Assim, seu saldo futuro provisionado já irá contemplar o dinheiro que irá entrar no caixa do clube ou associação.

6 – Crie categorias para classificar suas receitas e despesas

Crie uma classificação para suas receitas e despesas através de categorias. Crie categorias suficientes para suprir a sua necessidade de controle financeiro. Poucas categorias deixarão seu controle financeiro muito superficial.

7 – Crie centros de custos para agrupar suas despesas

Crie agrupamentos de despesas através de centros de custos (locais onde originam as despesas). Determine quais são os departamentos do seu clube ou associação (secretaria, sede social, sede campestre, etc) e crie centros de custos para agrupar as respectivas despesas.

8 – Crie centros de lucros para agrupar suas receitas

Da mesma forma que nos centros de custos, crie agrupamentos de receitas através de centros de lucros (locais onde as receitas são originadas). Centros de lucros podem ser mensalidades, aluguéis, serviços, patrocínios ou qualquer outra forma de agrupar receitas. Assim, você saberá de onde você está recebendo seu dinheiro.

9 – Visualize seu fluxo de caixa por categorias de receitas e despesas

Depois de fazer a organização básica, para ter uma visão mais clara das movimentações financeiras do seu clube ou associação, utilize uma ferramenta para visualizar seu fluxo de caixa classificado em categorias de forma gráfica. Isso pode ser feito tanto em planilhas eletrônicas como em softwares de controle financeiro.

10 – Visualize seu fluxo de caixa por centros de custo/lucro

Da mesma forma que nas categorias, utilize uma ferramenta para visualizar fluxo de caixa agrupado por centros de custo/lucro de forma gráfica. Isso te dará uma visão de onde vem e vai o dinheiro.

Controlar e organizar o fluxo de caixa é fundamental para qualquer clube ou associação que deseja ser organizado e transparente. Apesar de inicialmente ser fácil controlar tudo por planilhas eletrônicas, com o tempo a planilha fica complexa e você pode acabar perdendo o controle. É por isso que o mais indicado é um software que faça esse gerenciamento.

O Clubes Associados Software é um sistema completo para gestão de clubes e associações que vai auxiliar e facilitar nas tarefas de fluxo de caixa com um sistema financeiro completo. Conheça o software e agilize os processos financeiros do seu clube ou associação.

Falar com um especialista →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *